A carta de uma psiquiatra sobre ´´Cinquenta Tons de Cinza´´ para os jovens.


Não há nada de cinza em '50 Tons de Cinza'. É tudo preto.

Deixe-me explicar.

Eu ajudo pessoas que estão destruídas interiormente. Ao contrário de médicos que utilizam radiografias ou exames de sangue para determinar porque alguém está com dor, as feridas que me interessam estão ocultas. Faço perguntas e ouço atentamente as respostas. É assim que eu descubro como o(a) paciente na minha frente está "sangrando".

Anos de escuta atenta me ensinaram muito. Uma coisa que eu aprendi é que os jovens são totalmente confusos sobre o amor - na busca e na manutenção do mesmo. Eles fazem escolhas erradas, e acabam com muita dor.

Eu não quero que você sofra como as pessoas que vejo em meu escritório, por isso estou avisando sobre um novo filme chamado '50 Tons de Cinza'. Mesmo que você não assista o filme, sua mensagem tóxica está se infiltrando na nossa cultura, e poderia plantar ideias perigosas na sua cabeça.

'50 Tons de Cinza' está em cartaz no Dia dos Namorados (Valentine's Day americano, que é celebrado em 14 de fevereiro), então você vai achar que é um romance, mas não caia nessa. O filme é na verdade sobre uma relação doentia e perigosa, cheia de abuso físico e emocional. Parece glamouroso, porque os atores são lindos, têm carros caros e aviões, e Beyoncé está cantando. Você pode concluir que Christian e Ana são legais, e que seu relacionamento é aceitável.

Esteja alerta para não ser manipulado(a)! A equipe do filme só quer o seu dinheiro; eles não têm nenhuma preocupação sobre você e seus sonhos.

Abuso não é glamouroso ou legal. Nunca é aceitável, sob nenhuma circunstância.

Eis o que você precisa saber sobre "50 Tons de Cinza": quando criança, o protagonista Christian Grey foi terrivelmente negligenciado. Ele está confuso sobre o amor, porque nunca o experimentou de fato. Em sua mente, o amor está entrelaçado com maus sentimentos como dor e constrangimento. Christian gosta de machucar mulheres de formas bizarras. Anastasia é uma menina imatura que se apaixona pelo visual e pela riqueza de Christian, e como uma tola decide satisfazer seus desejos.

No mundo real, essa história teria um final trágico, com Christian na cadeia e Ana em um abrigo (para mulheres com histórico de violência) ou em um necrotério. Ou Christian continuaria batendo na Ana, e ela ficaria e sofreria. De qualquer maneira, as suas vidas definitivamente não seria um conto de fadas. Creia-me.

Como médica, eu estou pedindo: NÃO assista "50 Tons de Cinza". Cheque, apure os fatos e explique aos seus amigos porque eles também não deveriam assistir esse filme.

Aqui estão algumas das ideias perigosas promovidas por essa obra cinematográfica:

1. As meninas querem caras como o Christian, que se apoderam delas e se tornam violentos.

Não! Uma mulher psicologicamente saudável evita o sofrimento. Ela quer se sentir segura, respeitada e cuidada por um homem que ela pode confiar. Ela sonha com vestidos de casamento, não com algemas.


2. Os caras querem uma garota como Anastasia, que é fraca e insegura.

Errado. Um homem psicologicamente saudável quer uma mulher que saiba impor respeito. Se ele está fora de linha, ele quer que ela o corrija.


3. Anastasia é livre para consentir que a machuquem, então ninguém pode julgar sua decisão.

Lógica fraca. Claro, Anastasia tinha livre escolha - e ela escolheu mal. A decisão auto-destrutiva é uma decisão ruim.


4. Anastasia toma decisões relacionadas a Christian de forma consciente e imparcial.

Duvidoso. Christian constantemente supre Anastasia de álcool, prejudicando seu juízo. Além disso, Anastasia se torna sexualmente ativa com Christian - sua primeira experiência sempre - logo após conhecê-lo. A Neurociência sugere que, em razão disso, a intimidade deles daria o gatilho para os sentimentos de apego e confiança dela, antes mesma que ela esteja segura que ele faça jus a essa situação. O sexo é uma experiência poderosa - principalmente pela primeira vez. Enfim, Christian induz Anastasia a assinar um acordo que a proíbe de contar a alguém que ele é um abusador de longa data.

Álcool, sexo, manipulação - dificilmente os ingredientes de uma decisão individual imparcial.


5. Os problemas emocionais de Christian são curados pelo amor de Anastasia.

Só em filme. No mundo real, Christian não mudaria para nenhum patamar realmente expressivo. Se Anastasia se sente realizada por ajudar pessoas emocionalmente perturbadas, ela deveria se tornar uma psiquiatra ou assistente social.


6. É bom experimentar coisas novas com a sexualidade.

Talvez para adultos em uma relação saudável, duradoura, comprometida e monogâmica, também conhecida como 'casamento'. De outra forma, você corre um alto risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis, gravidez, e estupro. É sábio ter muita cautela em relação a quem está próximo(a) de você, física e emocionalmente, porque basta um encontro e você pode ficar fora de rumo e ter sua vida mudada para sempre.


A questão de fundo: as idéias de "50 Tons de Cinza" são perigosas, e induzem à confusão e a más decisões sobre o amor. Há uma grande distância entre relacionamentos saudáveis e doentios, mas o filme borra essas diferenças, de modo que você começa a se perguntar: o que é saudável em um relacionamento? O que está doentio? Há tantos tons de cinza ... Eu não tenho certeza.

Escute: é a sua segurança e o seu futuro que estão em jogo. Não há margem para dúvidas: uma relação íntima que inclui violência - consensual ou não - é completamente inaceitável.

Isso é preto e branco. Não existem tons de cinza aqui. Nem mesmo um.



A Dra. Miriam Grossman tem formação em pediatria, com especialidade em psiquiatria infantil, adolescente e adulta. Ela também é autora dos livros "Desprotegido" e "Você está ensinando meu filho O QUÊ?".

Traduzido do site Meg Meeker, M.D. por Karen Rachel
.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

5 comentários:

  1. É BOM SEMPRE DEIXARMOS BEM ESCLARECIDOS A JUVENTUDE DOS PERIGOS DA MÍDIA PODE OFERECER POR TRAZ DE FILMES POSSIVELMENTE PODE CAUSAR GRANDE AUDIÊNCIA
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Leandro Ricardo Ribeiro, cabe aos q tem esclarecimento sobre o assunto faz os alertas, pois muitas vezes o que aparenta ser inocente pode se torna nocivo na sociedade.

      Excluir
  2. Eu não assisti o filme mais li os três livros , e achei a história interessante , sou casada e normal , nunca aceitaria ser submissa a homem nenhum, mas tbm não acredito que um filme tenha tanto poder assim, a questão aqui e que não existe histórico , pelo menos não que eu conheça de um filme dessa categoria exibido em cinemas normais , como se fosse um filme normal, pois não eh , mas adultos ja twm opinião formada do que gosta iu não

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente...nossas sociedade infelizmente possui vários hipócritas e falsos moralistas. Li os livros e identifiquei a redenção de uma pessoa que foi solicitado negligenciada e que no amor se curou. Pra entender a historio tem que ser os 3 livros. Casos de mau exemplo estão na mídia aberta em que se é normal. Se ter uma amante, e diariamente somos bombardeados por tudo que é errado. Caros especialistas por gentileza tenham senso do ridículo. E parem de querer se promover a serem donos da verdade. Katia

    ResponderExcluir
  4. É uma história simples, eu não gosto muito. A verdade é que eu não li o livro, mas eu tive a oportunidade de ver o filme no cinema, e eu diria que em nenhum momento a fita estava animado, eu não produziu qualquer sensação. As cenas eróticas não estão bem desenvolvidos como eles não são todo o público esperado, pode realmente ser divertido, mas apenas por um tempo maior parte do filme é chato. Mas vale a pena conferir! e criar seu próprio julgamento na história.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contatos

Nome

E-mail *

Mensagem *

TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
DEMAIS IDIOMAS

LOCALIZAÇÃO E PAÍSES DOS VISITANTES

Copyright © Macelo Carvalho | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes