Desenvolve músculos aos 40 anos

Neste caso, e vários, sempre vai ser melhor dizer: Menos mal que eu fiz!, para dizer por que não fiz isso antes? Justo no momento, quando se inicia a fase em que perdemos massa muscular, por natureza, da vida, vários recém-se animam desenvolver seus músculos para olhar e sentir-se melhor, mas a questão é: você pode desenvolver músculos após os 40?

Claro que sim!… Não há idade limite para poder conseguir um desenvolvimento muscular, mas, obviamente, não será fácil para alguém de 20 ou 30. Definitivamente é melhor trabalhar e cuidar de um músculo quando está forte e jovem que um músculo em plena fase de perda, mas não desanime, claro que você pode…lento, mas é possível!

Realidades

Trata-Se de uma fase da vida, onde todos, sem exceção, vamos passar. As mudanças que temos os seres humanos fazem desde que nascemos; é a fase natural da vida. E neste caso, só se trata, primeiro, de nos aceitar, reconhecer que os anos passam, e adaptar-se às evoluções que estamos constantemente. Que nada o impeça de seguir em frente.
Fazer musculação aos 40, é estar no momento em que nos manterá funcionais, saudáveis e podemos até mesmo reverter os efeitos próprios do envelhecimento sobre o metabolismo e a composição corporal.

Como eu começo?

Aos 40, tudo é diferente. Primeiro, começar aos poucos, cuidando do peso e não danificar as articulações começando bruscamente, por isso, se não tivermos uma base prévia, devemos começar pouco a pouco, aumentar a força e treinar a paciência para entrar progressivamente na rotina de musculação.

E, embora as mudanças não serão tão rápidos, estes chegarão, acima de tudo, se complementamos corretamente treino, alimentação e descanso.

O tipo de treinamento, quando comparada com alguém com menos anos não são iguais devido à decadência muscular próprias dos 40. Tudo deve adaptar-se à nossa condição física, as suas necessidades e, claro, a fase biológica que atravessamos.

Depois dos 30, o desenvolvimento muscular pára e começa a diminuir gradualmente. A perda de massa corporal começa entre os 20 e 30 anos, em pessoas sedentárias, coisa que não percebemos porque estamos acostumados a só considerar o peso corporal total, mas devemos saber a que corresponde o peso: a gordura ou músculo.

Como detectar que está a perder mais muscular?

Massa muscular: calcula-Se medindo a circunferência da panturrilha, que não deve ser inferior a de 31 centímetros, caso contrário, é um fator de perda de massa muscular.

Força: É medida por um dinamômetro. As mulheres devem atingir um mínimo de tensão de 20 kg, enquanto os homens um mínimo de 30 kg

Desempenho: Este é calculado quando vamos ao médico e mede a nossa frequência cardíaca (número de vezes que o coração bate por minuto) e não indica que realizar um teste de subir e descer um degrau por três minutos contínuos, imediatamente depois nos mede novamente.

As mulheres são as mais afetadas, já que entre os 40 e 49 anos, a perda é de até 34%, enquanto a dos homens é de 24%. Após os 60 anos, as mulheres perdem até 59% de sua massa corporal e os homens 47%. Isto tudo é devido ao nível de testosterona.

Como você vê, seu metabolismo se torna mais lento a partir dos 30 e após os 40, por isso a fonte de alimentação também deve mudar para se adaptar. Há que eliminar refeições sucatas e alimentos ricos em colesterol, e trocá-los por gorduras boas. (Ômega 3, como atum, abacate, etc). Evitar também o açúcar.

O bom é que prevenir pode ser iniciado em qualquer idade. É necessário incluir alimentos que contenham vitamina D, cálcio, proteínas e outros na dieta, além de fazer exercício, o qual antes de exercê-lo antes consultar um médico.

Quais os alimentos que devo consumir para combater a perda de massa muscular?

Proteína. Ajuda o corpo a construir e manter a massa muscular. São necessárias por kg de peso corporal 1.5 gramas de proteína.

Vitamina D. Ajuda o corpo a manter a função normal do músculo e aumenta a absorção de cálcio para ossos fortes. É encontrado naturalmente em peixes gordurosos, óleo de fígado e de bacalhau, e é ativado quando a luz ultravioleta B (UVB) toca a pele.

HMB. É um aminoácido metabólico Beta-hidroxi-beta-metilbutirato que existe de forma natural nas células musculares; é um metabólito ativo do aminoácido leucina, que ajuda na produção de proteínas. Em quantidades mínimas também é encontrada no abacate, a toranja e o peixe.

Dar preferência aos alimentos ricos em proteínas e carboidratos de alta qualidade, como: Claras de ovo, leite, peito de frango, castanhas, pão de trigo integral, queijo branco.

Como sempre menciono, consulte o seu médico, uma nutricionista e um personal trainer para analisar seu estado físico real, sempre vai ser diferente da de outra pessoa.

Em resumo, não há segredos nem magia oculta para conseguir recuperar ou ganhar massa muscular após os 40, simplesmente há que conhecer e detectar as novas situações que o corpo se impõe nesta fase de sua vida. O que nos dá vantagem é a experiência e atitude.

Desenvolve músculos aos 40 anos
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