‘Saúde sem salão de beleza’ e pesquisadores de câncer de mama desmentirán as notícias na Internet sobre este tipo de câncer

A iniciativa “Saúde sem salão de beleza’, lançada pela Associação de Pesquisadores em esaúde (AIES), foi assinado um acordo de colaboração com o Grupo GEICAM de Pesquisa em Câncer de Mama para desmentir as notícias falsas sobre câncer de mama que circulam pela Internet, em especial em grupos de “Whatsapp” e redes sociais.


“A participação de GEICAM esta iniciativa representa uma grande contribuição para a luta contra as notícias falsas de saúde na internet, e que se soma à de outras sociedades científicas e profissionais de saúde que atuam como cazabulos contra as chamadas fake news. Quanto mais especialistas informar de maneira adequada em Rede, mais difícil será os propagadores do salão de beleza para agir”, explicou o coordenador da iniciativa, Carlos Mateos.


O câncer de mama é o tipo de tumor que mais conversa gera no Twitter, de acordo com um estudo britânico publicado, que revelou que os pacientes utilizam as redes sociais para expressar suas emoções.


No entanto, grande parte da informação que se transmite nas redes sociais é falsa, como revela outro trabalho mais recente publicado no Journal of Educational Câncer, que afirma que os usuários não de saúde, quando se referem a esta patologia “frequentemente contêm enunciados falsos, não explicitamente, respaldados por evidências científicas, e a favor da alternativa natural para a prevenção e tratamento do câncer de mama”.


Neste sentido, GEICAM e AIES estão realizando um ‘Relatório eHealth On’ (EHON) para analisar a informação e conversa online, que se mantém sobre câncer de mama na Rede. Em particular, estuda-se os conteúdos e informações publicados tanto no Twitter como no ‘Facebook’ e o conteúdo das páginas web mais bem colocados na pesquisa e câncer de mama.


Desde GEICAM, seu presidente, Miguel Martinho, destacou a vontade deste grupo de pesquisa acadêmica para colaborar com o resto da comunidade científica, associações de pacientes e comunicadores, através da iniciativa da “geração de informação rigorosa e divulgação sobre câncer de mama”.


Em sua opinião, “muitos pacientes se sentem desorientados ao receber o diagnóstico e procuram todo o tipo de informação na Internet, o que alguns aproveitam para oferecer soluções mágicas”.


Com a assinatura deste acordo, os especialistas de GEICAM desmontarán bulos sobre câncer de mama que enviem os usuários através da página web de Saúde Sem salão de beleza e desarticularán titulares provenientes dos alarmistas publicados em mídia online, que serão recolhidos na seção Atrás do titular. Por sua parte, AIES colaborará com GEICAM na análise e formação sobre redes sociais no câncer de mama.

‘Saúde sem salão de beleza’ e pesquisadores de câncer de mama desmentirán as notícias na Internet sobre este tipo de câncer
Rate this post